Pêlos, por que tê-los?

O título desse post pode até ser óbvio. Mas a pergunta, não. Em tempos de mulheres modernas e descoladas, porque ainda sofremos com uma prática que foi inventada no Egito antigo (há boatos de que Cleópatra teria sido a primeira a criar uma espécie de cera capaz de retirar a penugem de suas pernocas). Se é verdade verdadeira, não sei. O fato é que num país como o nosso, no qual 99, 9999999% da população vem de uma misturança só de portuguêses, italianos, árabes, espanhóis, e outros povos de pele nada lisinha, uma herança é bem comum: os pêlos.

Esse mix que deu origem à nós, brasileiras "cravo e canela" (vide a Gabriela de Sonia Braga) também favorece o aparecimento de uma coisa bem chata chamada foliculíte. Em outras palavras, minha filha, p-ê-l-o e-n-c-r-a-v-a-d-o. Assunto chato né? Eu sei. Mas gostaria de dividir duas dicas aqui sobre isso. E não é lenda que nós da linha do Equador costumamos fazer depilação muito mais vezes do que a maioria das euopéias e americanas por exemplo. Afinal, são quilometros e quilometros de praias, rios e cachoeiras no interior, biquinis na gaveta, garotas de Ipanema, toda uma cultura à beira-mar impregnada nesses corpos tropicais (mesmo em São Paulo que pode não ter praia, mas tem piscina, ofurô, clube...).

Minha primeira dica é: esfolia, mulata, esfolia. Mas esfolia com vontade. Se tem uma coisa que vai deixar a sua pele LINDA é isso. Principalmente se você for morena. Mas tem que ter uma constância, tem que levar a sério, tipo 3 vezes por semana por exemplo. Sei que é complicado encaixar mais uma coisa na rotina de cremes, manicure, massagem, cuidado com os cabelos (e etc, etc), porém vale a pena. Faça o teste: compre um bom esfoliante corporal e comece pelas pernas. Eu indico um do Boticário (que não é caro - R$29, 90), da linha BodyActive, que tem óleo de amendoas na composição. Estou usando faz um tempinho e é ótimo porque não agride a pele.

A segunda dica é a mais "carinha". Junte dinheiro e pague uma depilação a laser. Sabe aquela blusa, sapato, bolsa, jantar no japonês que são sagrados? Troque tudo por meia hora de raios laser no seu corpinho. Será uma experiência libertadora para o seu ser. Imagine o que é nunca mais carregar uma giletinha na necessaire toda vez que for pra praia no verão? Ou então, não se preocupar porque esqueceu de depilar a virilha antes de sair com o bofe-escândalo que está te esperando no carro? Ou ainda, em quantas horas vai ganhar apenas por não ter mais que agendar a depilação no salão de beleza a cada 15 dias? Isso sem falar na dor, uma velha conhecida das mulheres.

Divido minha experiência aqui porque resolvi dar um basta nessa palhaçada de pêlos. Eles estavam me dando um trabalho louco, crescendo cada um numa hora, ganhando vida própria, fugindo do controle. Um tormento! Agora, algumas sessões mais pobre já sinto que estou no lucro. Para o verão 2009 só terei que me preocupar com a cor do bronzeado, a combinação do biquíni com a canga, qual protetor solar comprar... um luxo extremo!

Mas atenção: não se jogue na primeira clínica de estética da esquina da rua debaixo que anúncia depilação em 1800 vezes sem juros. O laser pode deixar sua pele manchada e, se a pessoa não for prudente (e profissional), também pode te queimar. Daí o tiro sai pela culatra, meu bem. O ideal é optar por fazer esse procedimento com um dermatologista (bem sério) ou pedir indicação para alguém que já fez e ficou feliz com seu próprio resultado. Também não pode tomar sol enquanto está tratando a pele com laser porque as duas coisas não combinam.

Entre na luta contra os pêlos. Não tem porque a gente sofrer por eles.

11 comentários:

Anônimo disse...

Lu...
AMEI, AMEI, AMEI!
eu só estava esperando vc voltar de férias para começar o interrogatório sobre seus pêlos... kkkkkkkkk
Pelo jeito funcionou mesmo! Quero o endereço, telefone etc para fazer tmb...

bjos com saudade!

Cris

Flávia disse...

Olá

A tempos que passo por aqui mas algo sempre imperde o comente, ufffa finalmente consegui. Acredito que pelo menos 90% das brasileiras sofrem com os benditos pelos, e eu claro sou uma delas. Hoje faço depilação com cera quente (ai, ui), mas confesso que ando pensando e muito na laser tb. O negócio é que se sabe né? Abrir mão do jantar, da bolsa, do sapato... Então enquanto não ganho na loteria ou tomo vergonha e junto o dinheiro, vou sofrendo 1 vez ao mês na sessão tortura, esquenta e puxa.


Bjo grande e uma semana maravilhosa.

Flavinha

Anônimo disse...

o que eu ouço dizer é que a depilação a laser dói muito: na pele e no bolso !

Anônimo disse...

Oi Lucy, também já aderi à moda da depilação a laser... mas ainda só fiz a primeira sessão, na semana passada. A próxima já está marcada para setembro...
E Ana, realmente ela é cara, e dói no bolso, mas na pele não. Estou fazendo com uma dermatologista indicada por uma amiga, e existe um aparelho no mercado chamado SOPRANO, e a depilação é praticamente indolor.... totalmente suportável... bom, quem já está acostumada com depilação com cera, não tem do que reclamar do laser... (mas já me disseram que o aparelho Light Sheer dói bastante).. Bjs, o blog está ótimo.
Fabiana (www.mulherdefases.com)

Anônimo disse...

Xuxulete!
Realmente, depilação a laser é uma libertação feminina!
Perfeito!
Ainda não consegui fazer em todos os lugares mas o que eu fiz até agora me deixou uma outra mulher!
E como vc está xuxu?
Depois eu te ligo pra convesar..

Beijooos

Anônimo disse...

Eu estava pensando um dia desses sobre delpilação. Queria até marcar dermatologista pra eu ver um método melhor que a gilete porque está começando a irritar minha pele, mas ao mesmo tempo, não aguento a dor da cera (isso chega a soar hilário vindo de uma pessoa com alargador nas duas orelhas).
Quando custa, na média, uma sessão de depilação???

Anônimo disse...

Oi Lu!
Que bom que deu certo sua depilação a laser. Preciso ser uma pessoa mais consciente (e mais bem remunerada) financeiramente. Assim que isso acontecer, a primeira coisa que eu quero fazer é depilação a laser. Afinal, sofro com a minha herança dermatológica portuguesa desde os 10 anos de idade. Não é brincadeira...
Beijinhos!
Vance

MALU, SIMPLES ASSIM disse...

Adorei as dicas! O esfoliante também aprovo, mas queria saber quanto tempo dura uma depilação a laser na virilha, vc sabe?
Bjs.

Lucy Lane disse...

Então Malu, a duração da depilação na virilha depende da grossura do seu pêlo. Quanto mais escuro e grosso, melhor o resultado porque o laser acaba com ele mais facilmente. Em geral, pelo que a dermatologista me explicou, demora mais ou menos um ano pra começar a nascer de novo. E, mesmo assim, o pêlo que nasce é quase uma penugem, mais fininho e bem pouco. Daí você pode fazer mais uma sessão apenas para acabar com eles de vez. Supervale a pena, eu estou beeeeeem feliz com o resultado. E respondendo a Marion, o preço varia um pouco viu, mas pelo que andei pesquisando (faça isso antes de começar) a média é de R$400 a R$500 a sessão - na virilha. Outras partes do corpo, como axila ou pernas, variam mais.
Beijos
Lu

Lucy Lane disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Gostei do texto, mais...
Como são Paulo não tem praia?
Doidou? Olha o litoral norte aí gente... a capital só não é praiana, mais os adoradores do mar desse a serra sempre. Onde não tem praia é Minas