Causando estranheza...

Prefiro o verão, mas adoro o inverno para usar as roupas elegantes que ele nos proporciona. Blusas grossas, botas, casacos e... chapéus. Adooooooooooro chapéus. Sempre gostei. Quando pequena tinha um branco, com florzinhas (minha mãe adorava me produzir com roupas, calçados e chapéus estilosos... ), que queria colocar com todas as roupas, no verão e no inverno. Minha tristeza foi quando alguma pessoa que trabalhou em casa o roubou... A paixão por chapéus continuou até eu ter a coragem de comprar o primeiro. Depois dele vieram mais alguns (poucos, a meu ver) e o próximo desejo é um bem claro, que já vi e me apaixonei.

Mas o problema é: brasileiro não tem costume (nem coragem) de usar chapéus, ao contrário dos europeus que, bastou esfriar, já tiram suas produções do armário. Então, quando decido arriscar, fico me sentindo a ET com todo mundo olhando pra mim. Claro que estou em vantagem porque, além de ser alta (o que impõe respeito a qualquer comentário atravessado), minha cabeça fica bem quentinha (ao contrário dos babões que não tem coragem de colocar suas toucas ou chapéus para fora nesse friozinho....). Mas que é difícil ser encarada em todo o lugar que você passa, ah, isso é.... Tento não me reprimir e assumo minha paixão pelos dito-cujos muitas vezes, indo do trabalho à balada.

Enfim, meninas, meu conselho é: coloquem suas toucas, boinas e chapéus para fora do armário e vamos invadir as ruas de nossas cidades nesse inverno. Um brinde ao très chiq!

Pra quem é curioso e quer saber:
Além de proteger a cabeça de dias mais frios, o chapéu também teve um função social e simbólica muito forte ao longo dos séculos. Já foi símbolo hierárquico, cultural e político, e até mesmo religioso. Além de claro, ser um dos queridinhos da moda outono/inverno em quase todas as coleções.

13 comentários:

Camila disse...

eu me acabo é com meus cachecóis mesmo..mas tenho um gorrinho mega fofo q eu amo tb...

Lucy Lane disse...

Roubaram aquele chapéu lindoooo? Não creio. Graziela Wikipedia no final, hein! Esforçadas também são cultura!

disse...

Cara, te entendo perfeitamente. Também sou alta e também adoro chapéus e adereços de cabeça. Mas ás vezes é dose todo mundo ficar te olhando mesmo.

Mônica Brandão disse...

Putz, Grazi, depois do seu post serei obrigada a usar chapéu todos os dias! Já estou usando cachecol, tá. Eu chego lá...

Dione disse...

Aff... Acho um luxo, mas nos outros... como sou alta, fica tão... estranho... todo mundo te olha como se você fosse um pavão, sei lá... Não me sinto bem... Mas...

Beijo!

Gisele Moura disse...

Eu gosto de chapéu em qualquer estação. Embora alguns me deixem bem feeinha. Adoro amarrar um pano na cabeça. O problema é ter muito cabelo e o trem esquentar demais. Mas acho chapéus boinas, tocas e similares tudo de bom. Vi um chapéu imenso de verão na HM ontem e fiquei apaixonada, primeiro pelo preço 5 euros. Segundo por que era lindo. Mas o infeliz não coube na minha cabeçona... Fazer o que. Mas eu agora ando, reciclando pulovers para fazer boinas, deixei no meu blog menina fuxiqueira e hoje vou deixar o tutorial para a dita cuja. Eu acho chapéu ideal para invernos como o de São Paulo, rio e Brasília quando venta para caramba e as orelhinhas ficam de fora. Adorei o post.

Anônimo disse...

Na minha adolescência, houve uma época em que chapéu estava na moda, e meu pai coprou logo 3 pra mim e 3 pra minha irmã. Nós adorávamos usar ! Depois, parece que a moda não voltou mais...

Mas eu acho aquelas boinas de lã ou tricô um charme, só não sei se tenho coragem de usar. Ainda ontem estava pensando numa boina preta que fiquei com vontade de comprar, talvez fique legal (preto é + discreto, né?). Bom, se eu fechar negócio aviso :-)

bjos

Catiaho Reflexod'Alma disse...

Ei!
Delícia de blog !
Quanto a chapeus, sou adepta
e uso sempre, a condição de artista de alma
me garante o direito a 'liberdade'de uma forma ampla.
Gosto tambem de lenços e encharps...
Vou passear mais por aqui...
Bjins entre sonhos e delírios

Tânia N. disse...

Nós gostamos demais de invemas chapéus só no verão!
Beijos nossos,

Lilian Leite disse...

eu acho chiquérrrimo especialmente os brancos e pretos estou seguindo seu blog... beijoss

Ma disse...

Eu aderi as boinas essa semana. Confesso que no primeiro dia fiquei bem apreensiva mas aos poucos as pessoas foram elogiando e hoje já relaxei. Chama a atenção, mas acho que no bom sentido. As pessoas não olham com ar de deboche mas com "ar de aprovação" e até de admiração (acho que é por termos coragem hehehe). Beijos!

Chris - da Chria disse...

Adoro chapéus também, e independente de ser alta ou não - chapéu tem que saber usar...
depende do estilo de cada um - se usar e se sentir bem - tá valendo - tem que incorporar a poderosa,rsrsrsr
bjos e ótima semana
Chris

Jade disse...

Eu também adoro chapéus, até uns 20 e poucos anos ainda usei, agora, tô mais velha e mais caseira, não tenho mais lugares pra usar... mas ainda tenho dois guardadinhos, quem sabe pinta a oportunidade!!
Beijos!!